Ansiedade

Você já se pegou pensando demais no futuro ou remoendo o passado, perdendo horas de sono e sentindo que sua mente não dá trégua? Isso pode ser uma ansiedade disfuncional tomando conta de você. Talvez você tenha se perguntado: como parar com isso?

Pois, bem! A ansiedade faz parte da vivência do ser humano. Ela é um conjunto de sentimentos, emoções e reações corporais, que podem ser considerados naturais, desde que não interfiram na nossa vida cotidiana. Quando ela se revela numa condição de medo excessivo, provocando um aceleramento de seus pensamentos em relação ao futuro e facilitando que nossa mente crie uma percepção distorcida da vida, estamos vivenciando uma ansiedade disfuncional, aquela que precisa de suporte profissional para nos ajudar a enfrenta-la. 

Nesta vivência disfuncional, é o comum termos a sensação de se sentir estagnados, perdendo o controle das emoções, dos sentimentos e comportamentos, e isto se reverbera no nosso corpo. O coração acelera, você pode sentir uma pressão no peito e sem perceber o ar começa a faltar, as extremidades do corpo começam a gelar e soar ou de repente seu intestino fica desregulado, e tantos outros sintomas que o corpo comunica quando o seu emocional não vai bem.

Na Gestalt-terapia, acreditamos que a ansiedade surge quando desconectamos do agora e tentamos controlar o que está por vir. Ela pode ser influenciada tanto por coisas que acontecem ao nosso redor quanto pelas nossas experiências de vividas, pode ser acompanhada também por sentimentos como vergonha, culpa, inferioridade, mas tudo depende muito de como cada pessoa enxerga a situação. 

Nesse sentido, cada pessoa é a única que pode realmente entender o que está passando, e a maneira como reage ao estresse depende de como enxerga e avalia o que está acontecendo. Quando não é compreendida e tratada, ela pode se transformar em um ciclo desgastante. Aqui, nosso foco é ajudá-lo a perceber o que está acontecendo dentro de você e no seu entorno, resgatando a consciência plena de cada momento.

Ao fazer terapia, você vai aprender a identificar o que está por trás desta vivência, entendendo como elas afetam sua vida no dia a dia. Isso possibilita que você enfrente a ansiedade com mais clareza, saindo do ciclo de preocupações. Juntos, vamos trabalhar para que você se sinta mais presente, conectado e em paz com sua jornada pessoal.

Se você está buscando uma forma de lidar com a ansiedade de maneira acolhedora e transformadora, a Gestalt-terapia pode ser o caminho ideal. Agende sua primeira sessão e descubra como podemos, juntos, trilhar um caminho de cura e autoconhecimento.

Viva o presente. Viva em equilíbrio.

A ansiedade tem cura?

Vale frisar, mais uma vez, que a ansiedade por si só não é um problema.

Ela é um estado psíquico natural, benéfico e muito importante para a sobrevivência humana.

Ela serve para nos alertar de situações perigosas. Sendo assim, não falamos de cura. Mas se a ansiedade tem nos mobilizado a realizar nossas atividades ou atrapalhando a nossa vida.

Como identificar ansiedade excessiva?

Agora que você já sabe que a ansiedade faz parte da sua vida. Segue alguns indicativos que você pode estar experimentando uma ansiedade disfuncional:

Ver perigo em tudo

Preocupar-se excessivamente

Estar com as emoções afloradas

Apresentar sintomas físicos: alteração no sono, tensão muscular, dores de cabeça, sensação de falta de ar, taquicardia, suor excessivo, tontura, náuseas e desconforto abdominal, sensação de engasgo e entre outros.

Quanto tempo para o tratamento da ansiedade?

O tratamento para os transtornos de ansiedade, ou para os sintomas ansiosos disfuncionais, não tem tempo definido.

Veja bem: a ansiedade não é uma coisa mágica que flutua no mundo. Além de ser um estado psíquico, ela é representada por meio de comportamentos e pensamentos.

Tudo isso é aprendido e cada pessoa cria suas próprias estratégias para se livrar das sensações ruins.

Aceita plano de saúde?

Sim.

Via reembolso: Será realizado o pagamento das sessões através de pix, boleto bancário ou cartão de crédito.

Eu imitirei o recibo ou nota fiscal e relatório das sessões que o convênio solicitar.

E você realizará a entrada dos documentos mensalmente de acordo com as exigências do seu plano de saúde.

Rolar para cima